segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Expointer em andamento.


O primeiro final de semana na Expointer foi valioso para nós em termos de contatos. Estamos integrando o projeto ALTO CAMAQUÃ da Embrapa Sul de Bagé.
O stand onde estamos instalados, dentro da casa do Ministério da Agricultura, reúne todas as Unidades da Embrapa do país, o que possibilita grande visualização dos nossos produtos. Isso vem gerando oportunidades importantes para a Tecelagem, como participação em outros eventos nacionais.
O pessoal da Embrapa Pecuária Sul de Bagé, que nos recebeu com carinho no stand, tem sido grande parceiro nos contatos comerciais, divulgando nosso trabalho. E fazemos um agradecimento especial à Eng.Agrª. Estefanía Damboriarena, empenhada de corpo e alma na divulgação do projeto do Taboleiro. Obrigado, Tefa! 

terça-feira, 24 de agosto de 2010

TABOLEIRO na Expointer 2010

Nossos blusões de lã participarão da feira.
Confirmamos, hoje, a nossa participação na EXPOINTER 2010. Vamos expor nossos produtos em lã no stand oficial da EMBRAPA, que nos convidou.
Temos que aproveitar o espaço, pois é uma ótima oportunidade de divulgarmos mais ainda nossas peças de tecelagem. Vamos levar a roca e fazer fios artesanais durante a feira; levar o vídeo que produzimos e deixar rodando para que as pessoas entendam todo o processo de confecção, desde o nascimento dos cordeiros, esquila, lavagem, fiação e tecelagem.

Vamos torcer para alcançarmos bons resultados (de venda também, é claro).
Contamos com a torcida dos amigos.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Brinco e remédio

Os cordeiros nascidos este ano receberam, hoje, o brinco de identificação definitivo. Quando nascem, ganham uma coleirinha com o brinco, pois as orelhinhas são muito pequenas para segurarem o brinco. Conforme vão crescendo, ganham o brinquinho na orelha.
Como todos foram colocados no brete, aproveitamos e aplicamos a primeira dose de vermífugo.
O crescimento da cordeirada está de encher os olhos!

Doce vida

Agora é definitivo. O Taboleiro vendeu a primeira remessa de ambrosia oficialmente.
A receita está perfeita, e, o que é mais importante, o doce é totalmente feito com ovos e leite da propriedade.
Estamos agora pleiteando uma Inscrição oficial na Secretaria de Saúde do município, o que nos abrirá muitas portas de comercialização.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Nascimento de cordeiros

Com o nascimento de hoje, encerra-se o ciclo de parições aqui no Taboleiro. 
Graças à sincronização e controle diário das coberturas, conseguimos fazer com que todos os nascimentos ocorressem em apenas 30 dias. 
Usamos muitas estratégias para melhorar qualidade de lã, alimentação das mães, ovulação maior no período da cobertura. Não sabemos qual delas foi responsável pelo número impressionante de GÊMEOS que alcançamos este ano. 40% das mães tiveram partos duplos, o que nos dá a incrível taxa de 140% de produtividade, média que só se vê nos grandes centros produtores de ovinos, como Austrália e Nova Zelândia.
Pode até ter sido sorte, mas estamos felizes por isso.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Exposição dos produtos na Câmara de Porto Alegre

LÃS DO TABOLEIRO expôs seus produtos durante 5 dias na Câmara Municipal de Porto Alegre. Graças a convênio com aquela entidade, pudemos mostrar nossos trabalhos em lã pura, realizando ótimas vendas e, principalmente, abrindo novas portas de divulgação.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Queijos

Não é fácil achar a receita certa de um bom queijo. Mesmo tomando todos os cuidados para repetir os mesmos passos, não atribuir ao processo novas variáveis, ainda assim cometemos erros às vezes.
Mas vamos chegar lá.
10 litros do nosso leite de vacas Gersey têm rendido 1,5 quilo de queijo.
Além de 2 queijos diários, Adri ainda usa nata para fazer manteiga, e restante de leite para usar na ambrosia.
Vai que vai.

Primeira soltada !

    Hoje fizemos a primeira experiência com os filhotes  de Border Collie (Guria x Pepe) nas ovelhas. Soltei o machinho, Zorro, e ele deu um show de interesse, com apenas 60 dias de vida.
    É impressionante o que o instinto faz no animal. É impressionante como aquele pequeninho sai correndo atrás das ovelhas, cercando-as, trazendo-as para mim, ainda que desorganizadamente.
    Mais à frente vamos soltar os outros filhotes.