segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Quando é tempo de tosquia, já clareia o dia com outro sabor!

Iniciamos hoje, finalmente, com quase 1 mês de atraso, a ESQUILA em casa.
Exatamente às 6 da manhã, Delmar, o esquilador, começou a tosquiar a primeira ovelha do rebanho.
Às 7 e meia da noite encerramos a função por hoje, com 25 ovelhas esquiladas, velos separados, selecionados e pesados. Em aproximadamente 6 dias devemos encerrar o trabalho. 
Diferente das esquilas tradicionais, em que a lã vai toda para uma enorme bolsa, aqui em casa a lã de cada ovelha vai para uma embalagem separada, com etiqueta de numeração e peso. Esta etiqueta acompanhará aquela lã até que vire fio e roupa. É uma espécie de rastreabilidade, que nos permite saber quais ovelhas nos dão melhores resultados de qualidade e suavidade de toque. Isso para nós é mais importante do que a quantidade de lã que cada uma produz. Só assim podemos fazer um melhoramento genético, uma seleção para que as filhas das melhores ovelhas tornem-se mães também no rebanho. Demora um pouco, mas chegaremos lá.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Um sonho se realiza

Depois de tantos anos criando ovinos, aprendendo e desenvolvendo experiências próprias, chegamos a um patamar especial na nossa criação. Estamos tatuando nossos primeiros animais Pedigree, PO (Puros de Origem), da raça IDEAL, o que nos enche de orgulho e realiza um sonho antigo.



Esta semana recebemos o técnico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos-ARCO (http://www.arcoovinos.com.br), José Galdino Dias, que realizou a Inspeção Ao Pé das Mães, tatuando 5 machos e 6 fêmeas. São os primeiros filhos do rebanho que compramos no início do ano em Santana do Livramento.
Galdino também revisou o rebanho Corriedale, analisando as fêmeas SO, separando borregas e borregos para tatuagem SO no verão.



Em uma pequena propriedade, não é possível ganhar na quantidade de qualquer produção. É preciso, então, primar pela qualidade do que se cria e se produz. É isso que buscamos.




A CURIOSIDADE: Depois da tarde inteira de trabalho, conversa vai, conversa vem... e descobrimos que a filha do Galdino, Maria Paula, é minha atual aluna no Anglo Pré-Vestibular em Porto Alegre. Êta mundo véio pequeno esse!





segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Adubo faz crescer.

Desde o ano passado, quando construímos o galpão das ovelhas, já havia o plano de fazer um bom aproveitamento do esterco que os animais deixariam durante a noite.
Fomos testando várias formas de curtimento, e agora chegamos a um produto de ótima qualidade.
Realizamos a análise do nosso adubo orgânico no laboratório da Ufrgs, criamos a etiqueta e já estamos vendendo em floriculturas e casas veterinárias.
Se souberem de contatos que nos sejam importantes, gostaríamos muito. A venda de adubo orgânico, ainda que seja um produto barato, pode tornar-se muito representativa para a propriedade, pois estamos agregando valor a um subproduto que temos em grande quantidade.







sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Fim de competição.

Encerramos hoje nossa participação no Campeonato Brasileiro de Cães de Pastoreio.
Nas competições com bovinos, Guria encerrou sem classificar-se para final. Pepe acabou em sexto lugar. Apesar de tudo, são resultados importantes, levando-se em conta que ambos nunca trabalham com gado em casa.
Agradecemos a torcida e as mensagens dos amigos.


Abaixo, algumas fotos dos momentos mais importantes.


Pepe conduzindo na prova de gado.


Adri fazendo um relax com os cães nos intervalos de prova.



Guria fazendo a encerra com as ovelhas.




Eu e Pepe, sofrendo para encerrar as ovelhas no segundo dia.



Antes da largada para a prova, sempre um momento de tensão.




O lugar onde ficamos acampados era realmente espetacular.



Troféu merecido do Pepe. 3º melhor cão Novato do País. Estamos orgulhosos.






quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pepe é o terceiro melhor Novato do Brasil

Encerramos hoje a primeira parte das competições, que envolviam as provas com ovinos.
Pepe foi, neste terceiro dia, outra vez o melhor de sua categoria. Na soma dos 3 dias, ele ficou com o troféu de 3º Lugar. É uma posição honrosa para nós, pois competimos com cães de todo o Brasil.
Recebendo o troféu de terceiro lugar do Juiz Inglês Dick Ropper


Guria, por sua vez, foi mal outra vez. Acabamos a competição em sétimo lugar na categoria Ranch. É claro que continua sendo uma conquista importante, levando em conta a dificuldade das provas e o nível dos competidores.


Amanhã, quinta-feira, começa tudo de novo, porém agora em provas com Bovinos.
Esperamos, realmente, uma melhor participação da Guria.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Melhorou !!!

Nosso segundo dia já foi bem melhor.
Nesta terça-feira, Guria fez uma prova equilibrada, e alcançou uma boa pontuação. O problema é que todos os competidores que estavam à sua frente também foram muito bem. Assim, terminamos em sétimo lugar a fase classificatória e passamos para a final das ovelhas, que acontece amanhã. Passamos raspando, mas estamos lá. São poucas as chances de ficar entre os 3 primeiros, mas não tá morto quem peleia!

Pepe, por sua vez, deu um show. Tão mal ontem, e perfeito hoje. Fez a melhor nota do dia e classificamos para a final na categoria dele em terceiro lugar. Se for perfeito de novo, tem grandes chances de ganhar a prova.
Continuamos precisando da torcida de todos.



Mala Suerte no primeiro dia.

O  primeiro dia de provas não foi bom para nós.
Guria, na categoria Ranch, foi a primeira dos 17 competidores. Teve problemas no "levante" - momento de movimentar as ovelhas para realizar o percurso - e perdeu 9 pontos. Fiamos em 7º no primeiro dia. O restante da prova foi perfeito. Tanto que, se não tivesse perdido os 9 pontos, estaria em primeiro.

Pepe, em outra categoria, fez uma prova horrorosa. Acho que fumou alguma coisa antes, pois parecia uma criança correndo atrás das ovelhas. Ficou em 6º lugar, apesar de tudo.

Como as provas são somatórias, esperamos um resultado melhor hoje, para podermos chegar à final das ovelhas, amanhã, com chances reais de ganhar.

Casa no mato!

Chegamos domingo. Depois das burocracias normais, de inspeção veterinária dos cães, vacinação e credenciais, fomos encontrar um lugar para acampamento. Encontramos uma sombra maravilhosa, embaixo de uma pitangueira recheada de frutos maduros, de frente para o mundo.
Já estamos instalados e esperamos o início das provas na segunda-feira.



sábado, 13 de novembro de 2010

Vai começar o Campeonato Brasileiro de Pastoreio.

E nós estamos zarpando neste domingo, dia 14, rumo a Encruzilhada, onde ocorrerão as provas. entre 15 e 20 de novembro.
Estaremos disputando 4 categorias diferentes. Guria vai correr Ranch Ovinos e Ranch Bovinos. Pepe vai de Novatos Ovinos e Novatos Bovinos.
Talvez seja o campeonato brasileiro com maior número de participantes, o que torna as provas mais difíceis e concorridas. Mesmo assim, vamos lá para participar e, quem sabe, beliscar um premiozinho.
Vou postar diariamente os resultados das provas.
Vamos contar com a torcida de todos os amigos.



domingo, 7 de novembro de 2010

"Negócios da China"

Olha só o TABOLEIRO tornando-se ainda mais internacional!
A foto mostra a entrega de uma estola de fabricação nossa a representantes da World Famous Mountains Association – WFMA. Foi durante o II Congresso das Montanhas Famosas, realizado agora em outubro, em Jiujiang, na China.
Durante o evento, o território do Alto Camaquã (projeto do qual fazemos parte), formado pelos municípios gaúchos de Bagé, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista, que recebe ações de pesquisa da Embrapa Pecuária Sul, passou a ser membro da WFMA.



Criada em 2009 com o objetivo de compartilhar experiências de desenvolvimento econômico, promoção do turismo e proteção ambiental entre os cinco continentes, a WFMA é apoiada pela Unesco e reúne montanhas turísticas da China, Tanzânia, Estados Unidos e Filipinas, além de parques naturais de montanha da Alemanha, Áustria e Romênia, entre outros. Antes deste Congresso, o único representante do Brasil era o Geoparque Araripe, no Ceará.
Temos certeza de que oportunidades como esta se repetirão e abrirão novas portas comerciais para nossa Tecelagem.